Avaliação de desempenho

desempenho e comportamento de seus colaboradores

Relacionada à Remuneração (Plano de Cargos, Carreiras e Salários e PLR), a Avaliação de Desempenho é a ferramenta que fará a “amarração” entre os projetos de salários e remuneração variável.

Dividimos a Avaliação em duas vertentes: Técnica e Comportamental.

Avaliação de Desempenho Técnica – realizada a partir dos requisitos de cada cargo (descrição de cargos) e comparada com os ocupantes deste cargo. A diferença entre eles é o espaço a ser preenchido pelo ocupante do cargo através de formação, treinamentos, etc. É a parte formal da empregabilidade.

Avaliação de Desempenho Comportamental – realizada através da identificação dos requisitos comportamentais exigidos pelo cargo e valores adotados pela empresa. É a oportunidade da empresa fazer valer sua visão e objetivos.

Tanto a Avaliação Técnica como a Comportamental são desenvolvidas e aplicadas através da construção de quesitos, pontos e pesos. Os gestores são capacitados para serem avaliados e realizarem a avaliação dos seus colaboradores. Alguns quesitos são eliminatórios, ou seja, caso o colaborador não atinja o mínimo de pontuação, ou não passe pelos critérios selecionadores, não estarão aptos a, por exemplo, promoções.

Todas as regras são desenvolvidas de comum acordo com o RH do cliente.

Os resultados das avaliações são expressos através de gráficos com médias gerais e específicas da área/colaborador, já iluminando o caminho para o Programa de Desenvolvimento Individual e programa de treinamentos para a empresa.